Sustentabilidade
Antes mesmo de compreender o que é construção sustentável se faz necessário um entendimento sobre desenvolvimento sustentável a partir de órgãos oficiais e de estudos desenvolvidos na área. Entre vários artigos publicados nesta perspectiva, destaca-se o conceito da Organização das Nações Unidas (ONU) que desde 1983 entende que Desenvolvimento Sustentável é: “aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem as suas próprias necessidades” (MOTTA; AGUILAR, 2009, p.88).
O trabalho dos autores citados anteriormente também apresenta o conceito triple bottom line (Tripé da sustentabilidade) criado em 1990 por John Elkington, cujo principal objetivo é buscar o equilíbrio entre as dimensões ambiental, sociocultural e econômica, visando ações ambientalmente responsáveis, socialmente justas e economicamente viáveis.
Logo, a partir de tais conceitos observa-se que apesar da relevância do tema, este é considerado relativamente novo, além de tornar recorrente a preocupação da relação do meio ambiente com o social e o econômico. Diante dessas constatações busca-se averiguar como a construção civil pode auxiliar, ou prejudicar, no desenvolvimento sustentável.
2 Construção Sustentável
2.1 Histórico
Paralelo ao desenvolvimento humano, surgiu a necessidade de pensar no racionamento de recursos naturais para as gerações futuras, mas somente em 1990 é lançado na Inglaterra o primeiro sistema de avaliação ambiental de construções do mundo, o BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessment Method). O sistema certifica a construção com um selo “verde”.
Em 1994, John Tillman Lyle lança o livro Regenerative Design for a Sustainable Development, propondo novas formas de uso da energia, da água, da terra e das edificações. O autor discute alternativas de regeneração para práticas de consumo, considerando além da teoria e tecnologia, fatores sociais, políticos e