resenha do filme escola da vida
Marta Gonçalves Carneiro da Silva
EMEF. Dr. Octacílio Lino
Professora do Laboratório de Informática martag-carneiro@hotmail.com O filme retrata a atuação de um professor de história que revolucionou uma escola com sua metodologia pedagógica inovadora, e provocou mudanças no pensamento de todos os segmentos da escola.
O professor de história Michael, popularmente chamado de Sr. D. começa a trabalhar numa escola onde alguns professores utilizavam metodologias de ensino que não motivavam os alunos ao aprendizado, não contribuíam para que os alunos se sentissem produtivos. Os alunos já estavam enfadados com as mesmas aulas, os mesmos discursos. Até que surge o Sr. D. que já em suas primeiras palavras de apresentação na escola, conquistou o alunado, pois suas expressões eram de fato incentivadoras e levava em consideração a vivência dos alunos. A principio, ele causou também, repulsa e inveja nos colegas professores, que ficaram impressionados com o seu poder de conquista.
Sua atuação criativa como professor de história foi motivo de comentário dos demais professores que gradativamente começaram a perceber e reconhecer que alguma coisa estava errada com suas práticas. Então, começaram a ter consciência que precisavam ser mais criativos em suas aulas, pois, o Sr. D. já estava tomando espaço e já era o favorito dos alunos, porque era solidário, se envolvia com os alunos, dando-lhes atenção, incentivando-os em pequenas coisas que para eles significavam muito. Sobre suas aulas os alunos diziam: “É um mistério que a turma toda tem que resolver”. Isso significa, que ele dava ao aluno a oportunidade de participar ativamente das aulas, construindo e reconstruindo saberes para expandir seus conhecimentos.
Assim, observando o desempenho do professor de história, outros professores passaram a atuar de forma diferente. O professor de Biologia, Sr. Mett, que antes tinha aversão ao Sr. D. agora torna-se seu admirador e descobre que