Diabetes
Introdução
No âmbito da disciplina de Enfermagem de Saúde Comunitária, do 3º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem, foi-nos pedido a realização do trabalho sobre diabetes mellitus e o pé diabético.
Este trabalho visa a consolidação de conhecimentos no desencadear da diabetes mellitus, as suas complicações major e tratamento, bem como explicação do Pé Diabético, realçando o tratamento, intervenções e ensinos.
Também neste trabalho tencionamos uma melhor noção das intervenções e ensinos de enfermagem que ao longo do tempo podem contribuir para uma visível melhoria na qualidade de vida do diabético.
1. Diabetes
A Diabetes é um problema grave de saúde pública a nível mundial, não só pela sua crescente incidência, como também pela elevada morbilidade e mortalidade. A má alimentação, o crescente sedentarismo e a redução da atividade física propiciam os desequilíbrios metabólicos, que por sua vez conduzem ao surgimento da Diabetes Mellitus.
Esta é uma doença que resulta de uma deficiente capacidade de utilização pelo nosso organismo da nossa principal fonte de energia – a glucose. Esta resulta da digestão e transformação dos amidos e dos açúcares da nossa alimentação. Depois de absorvida, entra na circulação sanguínea e está disponível para as células a utilizarem. Mas para que a glucose possa ser utilizada como fonte de energia, é necessária a insulina.
A hiperglicemia (açúcar elevado no sangue) que existe na Diabetes, deve-se em alguns casos à insuficiente produção, noutros à insuficiente ação da insulina e, frequentemente, à combinação destes dois fatores. Se a glucose não for utilizada, acumula-se no sangue (hiperglicemia) sendo depois, expelida pela urina.
A insulina é fundamental para a vida e a sua falta ou a insuficiência da sua ação leva a alterações muito importantes no aproveitamento dos açúcares, das gorduras e das proteínas que são a