Trabalho GRUPO 2014
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 TÍTULO NÍVEL 2 – SEÇÃO SECUNDÁRIA 4
2.1.1 Título Nível 3 – Seção Terciária 4
2.1.1.1 Título nível 4 – Seção quaternária 4
2.1.1.1.1 Título nível 5 – Seção quinária 4
3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 5
3.1 EXEMPLO DE GRÁFICO 5
3.2 EXEMPLO DE FIGURA 5
3.3 EXEMPLO DE QUADRO 6
3.4 EXEMPLO DE TABELA 6
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
APÊNDICES 9
APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 10
ANEXOS 11
ANEXO A – Título do anexo 12
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos relatar sobre a biografia de Emiliano Di Cavalcantti, desvendando a vida e obras do artista brasileiro em uma linguagem simples e acessível, bem como sua relação com a arte, e a importância das artes visuais no espaço escolar.
Di Cavalcantti nasceu em 1897, no Rio de Janeiro, na casa de José Do Patrocínio, que era casado com uma tia do futuro pintor. Iniciou sua atividade artística como desenhista em 1914 fazendo ilustrações, charges e caricaturas.
Começou a pintar em 1917, sobre a influência de “art nouveau”, ou seja um estilo internacional de arquitetura e de artes decorativas.
Di Cavalcantti, sempre esteve atento, em sduas produções, a formação de um conjunto visual a realidade brasileira. Apesar do contato com a produção artística contemporânea, ele nivela as linguagens modernas em seus trabalhos.
Entende a arte principalmente como uma forma de participação social. Assim valoriza em suas produções os temas de caráter realista e voltado a construção da identidade social.
Assim como teve por objetivo não representar a realidade objetiva, mas as reações e emoções era uma forma de manifestar socialmente sua inadaptação à rotina, seria a necessidade de contradizer o habitualmente feito o aceito a deformação do desenho, correspondia a orgia violenta sem fundamentos em lei ou regras das cores.
As artes visuais são uma ferramenta importantíssima no âmbito da