TRABALHO EM GRUPO 2014
Leia a Resolução n° 4 de 13 de julho de 2010 que define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.
Elaborem um texto que destaque a diversidade expressa no documento e no texto lidos acima. Pensem na diversidade das individualidades, mas também na pluralidade cultural presente no Brasil.
As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais tem a educação básica de estabelecer as bases nacionais para a educação infantil, fundamental, e médio, tem as modalidades de apresentar no sistema de ensino federal, estadual, distrital e municipal suas competências próprias e tendo as suas orientações, integrando as três etapas do nível de escolarização. Pois toda pessoa tem o direito ao seu pleno desenvolvimento, preparando para o exercício de cidadania e qualificando no trabalho, convivendo em ambiente educativo de trabalho, tendo a responsabilização do Estado brasileiro à família e a sociedade com garantia ao acesso, a inclusão, conclusão e permanência das crianças, dos jovens e adultos nas instituições educacionais, continuando a aprendizagem dos estudos e a extenção da obrigatoriedade e da gratuidade da educação básica. Na diversidade individual, fazemos nós seres humanos acontecer. Pois o território brasileiro é grande na dimensão territorial e possui uma grande diversidade de cultura e social. Citamos a educação por região do Brasil, que possui várias regiões subdesenvolvidas, seu sistema de educação está em conformidade e com muitas deficiências atormentada pelas disparidades regionais e raciais. O analfabetismo é o mais elevado no Nordeste onde 19,9% da sua população é analfabeta ( PNAD, 2007 ) . Diz a pesquisa realizada em 2009 pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, no Nordeste anos iniciais do ensino fundamental é 3,9% , anos finais do Ensino Fundamental é 3,7% e Ensino médio é 3,4%. Com esse resultado é preocupante a educação, dizem os especialistas. Além disso, as políticas educacionais ainda não