trabalho grau 30
AGRADECIMENTO
Ao Grande Arquiteto do Universo, que torna tudo isso possível, inclusive chegar a esta tão sublime Ordem Maçônica.
A minha família, em especial a Celma, esposa que sempre me apoiou e incentivou a trabalhar pela Ordem. A meus filhos Patrícia, Daniela, Renata, Juliana e Ronaldo Filho, este último é membro ativo da Ordem Demolay e com certeza irá, no momento certo, entrar na Ordem para não quebrar as suas origens também maçônicas, aja vista que o meu pai, o meu avô e o meu bisavô eram maçons grau 33 e com toda a certeza daremos continuidade as nossas tradições maçônicas que muito nos honram. Ao meu querido Pai Decarlinto, meu maior amigo, confidente, que ainda sigo seus conselhos, atualizadíssimos para os dias de hoje, meu inspirador e guia que o Grande Arquiteto o levou. A minha querida e amada mãe Dalcira, que nesta data completa 96 anos de idade, lúcida, saudável, amável e conciliadora, onde iremos comemorar esta nova data em sua casa.
Aos meus amigos, que em muitas ocasiões estive ausente dos encontros brancos por estar presente nos deveres maçônicos.
Aos meus irmãos de Ordem, onde pouco ensino pelos modestos conhecimentos maçônicos, mas que aprendo dia a dia com os mestres e estudiosos da filosofia e vida maçônica.
A aqueles que não me amam, que me testam e fazem críticas, construtivas ou não, pois fazem com que eu procure cada vez mais me aperfeiçoar e me dão animo para continuar a caminhada sem ódio, rancor e ressentimentos pequenos e mesquinhos de vingança. Estes sentimentos eu não aprendi pela educação que recebi dos meus pais, pelo caráter e também pelos ensinamentos maçônicos. “Se você não pode falar bem de alguma pessoa, então não fale mal...”
ENSINAMENTOS DO GRAU
O CAVALEIRO KADOSH, O GRANDE INQUISITOR, GRANDE ELEITO E CAVALEIRO DA ÁGUIA BRANCA E NEGRA.
“O DEGRAU DA ESCADA NÃO FOI INVENTADO PARA REPOUSAR, MAS APENAS PARA SUSTENTAR O PÉ O TEMPO NECESSÁRIO PARA QUE O HOMEM COLOQUE O OUTRO PÉ UM