Trabalho GMP
Síntese do Airbus A320
Definição de motor turbofan: O turbofan é um turbojato com mais um eixo de fan (fan = helice de muitas pás) que usa a força do turbojato para girar o eixo da fan, que essa tem mais vasão de ar, requerendo menos velocidade para mais força, reduzindo o barulho, consumo de combustível, calor no sistema e menor velocidade máxima.
Principais componentes de um motor turbofan
As principais partes são compostas por: 1- Fan
2- Compressor de Baixa pressão
3- Compressor de Alta pressão
4- Um eixo de Baixa pressão
5- Um eixo de Alta pressão
6- Câmara de Combustão
7- Turbina de Alta pressão
8- Turbina de Baixa pressão
9- Exaustão dos Gases
- Fazem parte deste tipo de motor a reação a Caixa de acessórios, Sua principal função é o acionamento de acessórios e componentes necessários para operação e controle do motor e diversos sistemas da aeronave tais como: bomba hidráulica, bomba de combustível, gerador elétrico, Que são acionados através da rotação do motor.
- A função secundária é servir como reservatório de óleo para lubrificação das engrenagens que compõe a caixa de acessórios e dos rolamentos do moto.
Modo de funcionamento
Os turbofans atuais, no entanto, tem um empuxo específico relativamente alto, para maximizar o empuxo para uma dada área frontal, e o barulho sendo uma pequena consequência. Os fans multi-estágio são requeridos normalmente para alcançar um índice de pressão do fan relativamente alto necessário para um
Sistema de Lubrificação
O sistema de lubrificação do motor e composto por:
*LUBRIFICATION UNIT: uma bomba de suprimento e 3 bombas de recalque (retorno), num único corpo. E com três chips detector: sump dianteiro, sump traseiro e accessory gear box / transfer gear box;
*um filtro de óleo de pressão (filtro lube) e um filtro de retorno
(scavenge);
*válvulas BYPASS dos filtros (lube e scavenge);
*indicador de pop-out (no filtro lube) e no filtro scavenge indicação na cabine pela luz - OIL FILTER