Portif liio individual 4 Semestre
2503 palavras
11 páginas
SUMÁRIO1 INTRODUÇÃO 1
2 DESENVOLVIMENTO 2
3 CONCLUSÃO 8
4 REFÊRENCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho vem com objetivo de resgatar o aspecto histórico da construção das Políticas Sociais no Brasil, que tem como reflexo o contexto do capitalismo e aborda aspectos relevantes da constituição federal de 1988, alem de expor características fundamentais da realidade social do Brasil.
A relação do Estado e a mobilização da sociedade diante do crescimento constante das expressões da questão social nas suas mais variadas faces: miséria, desemprego, a fome, violência etc. Irá relatar também o surgimento do Serviço Social e sua atuação neste contexto histórico.
A política social tem sua origem no modo capitalista de produção da vida social, não como uma política do capital e, sim, como uma luta dos trabalhadores na ampliação do preço de sua força de trabalho. Na sua origem, não é uma política para atender ao “mercado” , mas para se contrapor a ele, e garantir espaços de consolidação de atendimentos a necessidades sociais não mercantilizáveis em si mesmas – daí, inclusive, o caráter público da política social
Políticas socias é cidadania é um direito do homem e do cidadão, resultam nas relações e dos conflitos sociais em determinados momentos da historia de um povo.
Deste modo, para comentar o processo de formação da construção das políticas sociais no Brasil, temos de recuar ao nosso passado histórico, para então voltar ao presente acompanhando as relações, os conflitos, os interesses e os grupos sociais que foram construindo a cidadania brasileira tal como a vivemos hoje.
2 DESENVOLVIMENTO
Na década de 30,a Assistência Social no Brasil era desenvolvida pelo setor privado pelas obras filantrópicas da igreja católica, que tinha como eixo a caridade, destinando-se aos mais necessitados. Portanto ainda nesse período houve uma mudança, acarretado pelo desenvolvimento industrial, aumentando