PA Vico
QUESTIONÁRIO VICO
1. Qual é o objetivo geral da obra de Vico?
Representa especialmente uma filosofia da história, uma tentativa grandiosa (a mais grandiosa antes da de Hegel) de descobrir as leis gerais que presidem ao desenvolvimento da história universal, permitindo, portanto, compreender o seu "sentido".
2. Como Vico classifica as formas de governo?
Aristocracia, democracia, monarquia.
3. Explique o conceito de “estado bestial”.
É a ausência de quaisquer relações sociais, a completa inexistência de qualquer forma de vida comum, até mesmo familiar.
Como se vê, o estado bestial é totalmente associal; nele, até mesmo a família, essa primeira forma de vida em comum, não chega a se constituir. Nesse estado, o homem vive só e isolado.
4. Qual é a diferença entre o “estado bestial” de Vico, o “estado de natureza” de Hobbes e o “estado de natureza do bom selvagem” de Rousseau?
Para Vico, o estado bestial é histórico quer dizer, encontra-se na origem da verdadeira história da humanidade;
Para Hobbes, trata-se de uma hipótese racional, que deriva da imaginação do que seria a vida do homem se não houvesse um poder comum a impedir o desencadeamento dos instintos, mas é também o estado ao qual a humanidade está destinada a retornar, sempre que falta a autoridade estatal. Para Rousseau; contudo, a diferença existente com relação ao "estado bestial", de Vico, está no julgamento valorativo - positivo em Rousseau, negativo em Vico.
O estado de natureza descrito por Hobbes é também aquele em cada um que vive por sua conta e precisa cuidar da própria defesa, pelo que termina numa guerra de todos contra todos. O mesmo acontece com o estado de natural descrito por Rousseau na exposição sobre a origem da desigualdade entre homens, em que o homem primitivo, identificado como o ‘bom selvagem’, leva uma vida simples, rudimentar, em contato, não com seus semelhantes, mas só com a natureza. Essa situação é concebida,