O OLHO HUMANO
O Presente trabalho refere-se basicamente “COMO FUNCIONA O OLHO HUMANO”. E tem por objetivo mostrar a importância da óptica da visão e entender a função das partes mais importantes na formação de imagens no globo ocular.
INTRODUÇÃO
Um dos sentidos mais importante é a visão, ela nos permite a percepção do mundo com todas as suas formas e cores. E o olho é o órgão responsável pela captação da informação luminosa/visual e transformá-la em impulsos a serem decodificados pelo sistema nervoso, assim nos proporcionando várias emoções, como felicidades, tristezas, medo e entre outros sentimentos.
O poder de usar a informação visual não depende apenas de ver, mas também de compreender o que é visto. A compreensão das informações visuais – reconhecimento de contornos, cores e da relação com outros objetos depende da forma como as células sensíveis à luz da retina estão conectadas com o sistema nervoso.
1. ESTRUTURA DO OLHO
Os olhos se encontram no interior de cavidades ósseas, chamadas de órbitas oculares. As principais estruturas do olho estão mostradas na figura 21.3. O olho apresenta um envoltório constituído por três camadas concêntricas: a camada externa, a camada intermediária e a camada interna. A camada mais externa fibrosa) inclui a córnea, o epitélio da córnea (a conjuntiva) e a esclera. A camada intermediária (vascular) inclui a íris e a coroide. A camada mais interna (neural) contém a retina.
1.1 FISIOLOGIA DAS ESTRUTURAS
1.1.1 Córnea: É a primeira estrutura do olho que a luz atinge. A córnea é avascular, e sua inervação é desprovida de bainha de mielina, o que garante a sua total transparência, sendo nutrida pelo humor aquoso, pelo filme lacrimal e por difusão de vasos presentes no limbo (união entre a córnea e a esclera). As principais funções: proteção contra invasão de microrganismos, transmissão e refração de luz. A córnea é