Trabalho gestão de pessoas
Nome: Michiko XD
O Princípio da adaptação hedonista A adaptação hedonista ocorre quando nos acostumamos com uma determinada fonte de prazer, ao ponto em que ela deixa de proporcionar satisfação. A sensação de satisfação, de felicidade, que é gerada por algum estímulo, em um curto período de tempo retorna ao nível normal. Levando este principio em conta, podemos fazer uma ponte com o conceito de motivação nas pessoas. A motivação é um processo que ocorre no interior do indivíduo, ou seja, a motivação acontece de forma diferente em cada um e o resultado nunca será o mesmo. Tendo isto em vista, não há como “motivar” alguém. O que se pode fazer é produzir estímulos que levam a pessoa a se motivar. Ao trazer estes dois conceitos no ambiente empresarial, percebemos a forte ligação entre eles. O gerente deve buscar meios de provocar a motivação em seus funcionários através de estímulos. E além disso, deve continuamente renovar seus estímulos, para que essa satisfação/felicidade proporcionada no funcionário, que resulta nele em uma motivação, não se torne algo “normal”, que não o motive mais. Os estímulos usados pelos gerentes podem ser desde um bom ambiente de trabalho, a um bom salário. Cabe a cada superior conhecer os seus empregados para saber o estímulo certo a ser utilizado, para que isso contribua não só com a satisfação do funcionário, mas também para a empresa.
Trabalho 02 De acordo com Meredith Belbin, quando pessoas trabalham em equipe elas acabam assumindo diferentes estilos, que contribuem para um resultado bem-sucedido. Os nove estilos:
Modelador: São pessoas que desafiam o time para obter melhor desempenho. São dinâmicos e extrovertidos, estimulam, questionam. São eles quem pensam em todas as possibilidades e estimulam o time quando os obstáculos aparecem. Podem ser argumentativos e serem duros em seus posicionamentos.
Implementador: São pessoas que produzem, colocando as idéias em prática.