trabalho gestao educacional
RESUMO: LIBÂNEO, J.C. OS SIGNIFICADOS DA EDUCAÇÃO, MODALIDADES DE PRATICA EDUCATIVA E ORGANIÇÃO DO SISTEMA EDUCACIONAL. IN: PEDAGOGIA E PEDAGOGOS, PARA QUÊ?. CORTEZ. 2° ED, 1999
Libâneo descreve algumas definições de educação, que são as concepções naturalistas ou inatistas (influência externa); concepções pragmáticas (educação como um processo imanente ao desenvolvimento humano); concepções espiritualistas (processo interior, o qual cada indivíduo ai se aperfeiçoando); concepções culturais (transmissão de bens culturais que se transformam em forças espirituais internas ao aluno); Concepções ambientalistas (imposição de maneira de ver, sentir, agir de acordo com os valores sociais); concepções interacionais (interação do educando com o meio em que vive); Concepções histórico-social( a educação é o fruto do desenvolvimento).
E além das concepções de educação, ainda temos outro sentido da mesma, em que ela pode ser uma instituição social(estrutura organizacional e administrativa), um processo (ação educadora) e um produto (os resultados obtido com as ações educativas).
O autor também trata de outra de outra divisão do processo educacional: a educação não intencional (informal) e a educação intencional (formal), em que a educação informal não é de um processo que pretende ser educativo, tratam-se das interações sociais e familiares do educando. Já a educação intencional trata-se de medidas e ações educativas dentro de instituições educadoras.
Para o autor a educação passa por esses dois ambitos, “o que é intencional não prescinde, por sua vez, dos elementos informais da educação”, um sistema educacional não tem a função de ensinar tradições, valores que são itens da educação informal de uma sociedade. No entanto o autor explica que o sistema educacional não se restringe a educação formal e institucional, visto que algumas instituições promovem ações educativas de caráter formal e não formal
Segundo o autor tem havido cada vez mais