Trabalho Gerencia De Riscos
2- PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA GERÊNCIA DE RISCOS
Gerência de Riscos é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos humanos e materiais de uma organização, no sentido de minimizar os efeitos dos riscos sobre essa organização ao mínimo possível. É um conjunto de técnicas que visa reduzir ao mínimo os efeitos das perdas acidentais, enfocando o tratamento aos riscos que possam causar danos pessoais ao meio ambiente e à imagem da empresa.
- Controle do RISCO, que se constitui em um programa de prevenção de perdas, reduzindo tanto a frequência como a severidade dos acidentes. O financiamento, que significa a gestão dos riscos remanescentes, retendo-os na empresa ou transferindo-os total ou parcialmente para as seguradoras.
Atualmente, nos países desenvolvidos, todas as grandes empresas e muitas pequenas e médias se utilizam, com êxito, da Gerência de Riscos, pois ela proporciona uma correta proteção dos ativos e do patrimônio dos acionistas, eliminando ou reduzindo, efetivamente, a maioria dos riscos acidentais.
-Seguros adequados-Redução de riscos com consequência redução de prêmios
-Retenções conscientes de riscos
-Bens e vida humanos preservados
-Manutenção do fluxo produtivo permanência da empresa no mercado
-Funcionários motivados
-Aumento da produção e competitividade
RISCO- Uma ou mais condições de uma variável com o potencial necessário para causar danos. Esses danos podem ser entendidos como lesões a pessoas danos a equipamentos e instalações, danos ao meio ambiente, perda de material em processo ou redução da capacidade de produção. Havendo um risco, persistem as possibilidades de efeitos adversos.
Incerteza quanto á ocorrência de um determinado evento (acidente) chance de perda que uma empresa pode sofrer por causa de um acidente ou série de acidentes.
SEGURANÇA-Frequência definida como "isenção de riscos". Entretanto, é praticamente impossível a eliminação completa de todos os