TRABALHO OFICIAL FUNDA O
BRUNA NEPOMUCENO
JOEDNA FERRAZ
REILANE ROCHA
REJANE MARY
VALÉRIA LIMA
Tipos de Fundações na Construção Civil
TERESINA (PI)
2014
TIPOS DE FUNDAÇÕES NA CONSTRUÇÃO CIVIL
INTRODUÇÃO
Fundações são elementos estruturais cuja função é transmitir as cargas da estrutura ao terreno que irá recebê-la, com a necessidade de resistência suficiente para suportar as tensões provocadas pelos esforços da construção, além do importante processo de conhecer o tipo de solo aonde será implantada.
A escolha da fundação adequada deve ser de acordo com os esforços atuantes sobre a edificação, a carga disposta no terreno sendo classificada de direta ou indireta e a investigação do solo. Na construção civil há três tipos de fundações: diretas rasas; diretas profundas e indiretas. Para um melhor entendimento essas classificações serão fragmentadas com o objetivo de explicar as suas especificações.
Fundações diretas rasa
Tem profundidade máxima de 2 metros, caracteriza-se pela transmissão direta da carga ao terreno, da estrutura ao solo e são classificadas em blocos e alicerce sapatas e radie. São implantadas quando a conta de apoio é inferior á largura do elemento da fundação, em valas rasas que comportam a base por meio do qual é transferida a carga através da estrutura desprezando qualquer outra interferência de sustentação.
Blocos
Os blocos são elementos estruturais de grande rigidez, ligados por baldrames, suportam esforços de compressão simples, vindas das cargas e dos pilares. Os esforços de tração são absorvidos pelo o seu próprio material, feitos de concreto simples, de alvenaria de tijolo comum ou de pedra. O bloco é usado quando a profundidade da camada está entre 0,5 e 1,0m. Usado em construções de pequeno porte como residências por exemplo.
Alicerce
O alicerce é um elemento estrutural que suporta as cargas de paredes