Trabalho Gancho
A trava do gancho é obrigatória?
Um dos maiores questionamentos dos responsáveis pela segurança do trabalho das organizações no que se refere ao processo de elevação e movimentação de carga é a obrigatoriedade do uso de travas em ganchos.
Para esse questionamento, a Aricabos apresenta esse documento para auxiliar nessa dúvida, presente em diversas áreas e muito discutido entre os responsáveis pelos processos.
Dentre as normas regulamentadoras e normas técnicas que temos disponíveis no âmbito nacional e internacional, verificamos que nenhuma delas apresenta a obrigatoriedade na utilização desse item, porém as normas de utilização dos materiais para movimentação de carga informam que as lingas devem estar seguramente presas às cargas por ela suspensas.
A principal função da trava dos ganchos é possibilitar que o dispositivo locado dentro do acessório não possa se desprender para fora.
Muitas organizações estão investindo cada vez mais na segurança do trabalho e criando metodologias específicas para promover a integridade física de seus colaboradores e parceiros, assim como preservar os materiais transportados, evitando avarias e desperdícios gerados por um possível acidente. Sendo assim, a resposta para nosso questionamento acima é: DEPENDE. Apresentamos a seguir modelos de análises que podem ser feitas a fim de se optar pela utilização ou não do acessório.
RISCOS
Um tal risco é a possibilidade – não importa o quão pequeno – para que a linga ou qualquer dispositivo posa desprender-se do gancho.
Se houver quaisquer riscos de segurança em um processo de elevação de carga, os responsáveis pela Segurança do trabalho devem avaliar e documentar os riscos envolvidos. Deve-se promover medidas específicas de segurança no local para lidar com o perigo.
PERIGOS
Em certas aplicações, as utilizações de travas em ganchos podem oferecer perigos aos operadores. Podemos citar como exemplo uma movimentação de carga ser realizada