Trabalho G2 Concreto
Definição
Material mais utilizado na construção civil, composto por uma mistura de cimento, areia, pedra e água, além de outros materiais eventuais, os aditivos e as adições. A água e o cimento, formam uma pasta, que com o decorrer do tempo endurece, adquirindo uma resistência mecânica e aderindo às partículas de agregado. Dessa forma, a pasta liga as partículas dos agregados entre si e constituí um material resistente, o qual preenche os vazios entre essas partículas, formando assim, um material monolítico com características de pedra.
Historicamente, a data oficial do surgimento do concreto foi em 1849, no entanto, o material só veio a ser desenvolvido e pesquisado no século XIX. É o segundo produto mais consumido pela humanidade.
Fatores que influenciam na qualidade e durabilidade
Existem alguns fatores que influenciam na qualidade do concreto: resistência dos agregados, resistência da pasta e resistência da ligação pasta-agregado, aderência, manipulação e a cura.
Função da pasta: envolver os agregados preenchendo os vazios formados; fluidez no estado fresco; aglutinar os agregados no concreto endurecido, sendo de fundamental importância na porosidade, permeabilidade, resistência mecânica e durabilidade do concreto.
Função dos agregados: reduzir variações de volumes; reduzir custos; contribuir para resistência aos esforços à abrasão.
Função da argamassa: preencher os vazios entre os agregados graúdos; influencia a coesão no estado plastico.
Materiais constituintes do concreto
Aglomerante - cimento Portland;
Agregado Miúdo - areia natural ou artificial (pó de pedra beneficiado), pó de pedra;
Agregado Graúdo - pedra britada ou seixo natural;
Água - pode ter parte ou totalidade substituída por gelo;
Aditivo - plastificante, retardador de pega;
Adições - metacaulim, cinza volante, pozolanas, cal, pó de pedra;
Tipos de concreto
Os principais tipos de concreto são: simples, armado e protendido. Quanto a massa específica, existe a normal, leve, pesado