Trabalho Fundamentos da Administração
Introdução
A administração é importante em qualquer contexto, logo, a principal razão de estuda-la deve se ao fato de estar diretamente ligada ao desempenho das organizações, pois, são elas que fornecem os meios de subsistência, tendo impacto direto com a qualidade de vida das pessoas. As “Teorias da Administração” são conhecimentos organizados produzidos pela experiência prática das organizações que tiveram sua importância ao final do século XIX e início do século XX com a revolução industrial, resultante da transição de métodos artesanais por métodos maquinários, surgimento de novos produtos químicos, produção de ferro, desenvolvimento das maquinas-ferramentas, uso do carvão como combustível, dentre outros, gerando grande mudança econômica e social atingindo principalmente as organizações que tiveram que começar a produzir em larga escala tendo urgência em organizar e controlar tal produção a fim de gerar produtividade e lucro. Nas palavras de Robert E. Lucas Jr. “pela 1º vez na história da humanidade os padrões de vida das massas de pessoas comuns começaram a se submeter a um crescimento sustentado” . Logo ficou notório que o desenvolvimento social e econômico passava pelas organizações que de acordo com a forma como era administração teria grandes possibilidades de progresso e sucesso. Este artigo tem como propósito pontuar as razões que fizeram surgir algumas das teorias da administração dando especial atenção para as principais características de cada proposta.
Crítica Administração Clássica A Teoria Clássica da Administração partiu de uma abordagem sintética, global e universal da empresa, com uma visão anatômica e estrutural, enquanto na Administração Científica a abordagem era, fundamentalmente operacional (homem/máquina).
Abordagem Simplificada da Organização Formal
Os autores clássicos limitam à organização formal, estabelecendo esquemas lógicos e preestabelecidos, segundo os quais as organizações devem