Trabalho FTO
Faculdade de Ceilândia
Média Complexidade: NHARD e Adolescentro.
Ceilândia, 11 de Junho de 2015
Componentes:
Andrezza Rocha
Carla Viana de Moraes 150058063
Gilson Ferreira de Castro 1500596968
Hellen Cristine Fernandes Martins 150060106
Jakeline Patricia Santos 150060602
Sandy
Introdução
A Terapia Ocupacional sendo uma ciência da saúde que tem a função primordial de reabilitar e oferecer autonomia ao individuo que sofreu algum dano ou nasceu com alguma patologia. Dessa maneira foi proposto aos alunos de Terapia Ocupacional do primeiro semestre de 2015 da Universidade de Brasília, uma visita a rede de saúde publica para conhecer a atuação de um profissional de Terapia Ocupacional.
“A Terapia Ocupacional é um campo de conhecimento e de intervenção em saúde, educação e esfera social, reunindo tecnologias orientadas para emancipação e autonomia de pessoas que, por razões ligadas a problemáticas específicas, físicas, sensoriais, mentais, psicológicas e/ou sociais apresentam temporariamente ou definitivamente dificuldades na inserção e participação da vida social”. (FMUSP, 1997)
O desenvolvimento do trabalho ocorreu por meio de uma visita, ao NRAD (Núcleo Regional de Atendimento Domiciliar) localizado na Regional de Saúde do Núcleo Bandeirante, que tem como Terapeuta Ocupacional responsável Renata Cunha da Silva atuando no âmbito de media complexidade. Posteriormente, visitou-se o Adolescentro, localizado na Asa Sul que tem como Terapeuta Ocupacional responsável Lídia Barros que também atua no âmbito de media complexidade. A media complexidade é caracterizada por profissionais especializados, procedimentos diagnósticos e terapêuticos com integração tecnológicos em ações hospitalares e ambulatoriais. Portanto, as unidades de media complexidade e suas equipes desenvolvem ações