Trabalho FTI 1
Instituto de Arte e Comunicação Social – IACS
Departamento de Ciência da Informação – GCI
Disciplina: Fundamentos Teóricos em Informação I
Questões (Grupo)
1. O que é documento para Le Goff?
Para Le Goff, a definição de documento está diretamente ligada à perpetuação da informação, ao testemunho e ao ensinamento que pode trazer, além de frisar que o documento é resultante das próprias sociedades que o criaram para impor essas memórias as gerações futuras. O historiador afirma ainda que qualquer documento é verdadeiro e falso ao mesmo tempo, mas cabe a seus colegas de profissão analisa-lo da forma mais imparcial possível os documentos e tentar extrair deles as informações necessárias.
2. O que é monumento para Le Goff?
O monumento era considerado uma herança do passado, além da sua intencionalidade há a oposição à objetividade do documento, que tinha como característica um testemunho exclusivamente escrito por escolha do historiador, mas para Le Goff, assim como o documento, o monumento é a memoração do passado, é um testemunho do poderio que representa e como o próprio autor diz, além de mostrar esse poder, o monumento tem a habilidade para cria-lo, pois é uma forma espontânea ou até mesmo pensada de tornar perpetuo o fato ou pessoa à que se refere.
3. Qual a diferença entre documento e monumento?
Ao longo do texto o autor chega à conclusão que os monumentos são considerados uma herança do passado, além da sua intencionalidade, reenvia uma parcela mínima de documentos escritos; que se opõe a objetividade do documento, que tem como característica um testemunho exclusivamente escrito por escolha do historiador. Em termos simples, o autor acredita da parcialidade de um e imparcialidade do outro.
4. Quais as diferentes concepções de documentos ao longo da história?
Inicialmente a sua definição era ensinar, pois é derivado do latim “docere”. No século XVII teve sua interpretação associada à justificativa escrita no