Trabalho fresa
Definição
• É o conjunto de operações de aquecimento e resfriamento a que são submetidos os aços sob condições controladas de tempo, temperatura, atmosfera e velocidade de resfriamento, com os objetivos de alterar as suas propriedades ou conferir-lhes características determinadas.
• As propriedades dos aços dependem de sua estrutura (e grau de encruamento – deformação a frio).
• Os tratamentos térmicos modificam em maior ou menor grau as estruturas dos aços alterando suas propriedades.
Aços ao carbono de baixo e médio carbono: Preferencialmente utilizados nas condições típicas de com vem da siderúrgica ou seja com a estrutura de um aço trabalhado a quente e resfriado ao ar.
(estruturas previstas no diagrama de equilíbrio ferrita, perlita e cementita)
Aços de alto carbono e contendo elementos de liga (aços liga): São em geral submetidos a tratamentos térmicos antes de serem colocados em serviço.
Principais objetivos
Remoção de tensões internas: ( que vem de deformação plástica, soldagem usinagem etc...) Aumento e diminuição da dureza Aumento ou redução da resistência mecânica Melhora da dutilidade Melhora da usinabilidade Melhora da resistência ao desgaste Melhora da resistência a corrosão
Fatores que influenciam
Composição química: Temperatura final de aquecimento Tempo de permanência na temperatura final de aquecimento (1 polegada por hora ou 1,5 minuto por mm). Deve ser o suficiente para encharcar a peça, Forma e dimensões da peça (quanto mais intrincado o formato da peça maior possibilidade de empenamentos ou fissuras) Meio de resfriamento: (de uma maneira geral quanto mais rápido o resfriamento maior o resistência e dureza e menor a deformabilidade e usinabilidade.
Tipos de tratamentos térmicos
Recozimento Objetivo Reduzir as propriedades mecânicas resistência e dureza Aumentar a dutilidade e a usinabilidade como
Aquecimento: Região da austenita entre 800 e 950 C. Resfriamento: Dentro do forno