Fresadoras
Fresadoras
Lamego, Maio de 2013
Licenciatura em Engenharia Informática e Telecomunicações
Disciplina de Automação e Controlo
Autores: Hugo Esperanço nº1027
Daniel Monteiro nº1757
Luís Duarte nº1433
Conteúdo
1. Introdução
Neste trabalho foi proposto a realização de um estudo das diferentes tecnologias associadas à automação, da qual iremos falar de fresadoras relativamente as vantagens e desvantagens, o que são para que servem, tipos de máquinas existentes, outras soluções disponíveis no mercado, linguagens de programação entre outras características e a sua integração relativamente á indústria de automação.
2. Fresadora Fresadora é uma máquina de movimento continuo, destinada a usinagem de materiais. Remove-se cavacos por meio de uma ferramenta de corte chamada fresa.
A operação de fresagem consta da combinação de movimentos simultâneos da ferramenta e da peça a ser usinada simultaneamente.
Essa máquina foi inventada por Eli Whitney em 1818.
Ilustração - Fresadora em funcionamento
2.1 História fresadora
Séc. XIX 1818 - Ely Whitney desenvolve a 1ª fresadora (possuía uma armação em madeira suportada por 4 patas em ferro) 1884 - Cincinnati desenvolve uma fresadora universal 1894 - P. Huré constrói uma fresadora que serviu de referência para o desenvolvimento das atuais fresadoras com sistema CNC 1850 - Whitworth fabricou o 1º engenho de furar de coluna, acionado por transmissão de correia, através de um conjunto de engrenagens cónicas 1860 - o suíço Martignon desenvolve uma broca helicoidal Séc. XX - Aplicação do sistema CN (controlo numérico) às máquinas ferramentas, conseguido em 1948 por John Parson. - A partir dos anos setenta, O CN passa a ser CNC pelo facto de ser incorporado um computador no sistema de controlo.
A automatização dos métodos de mecanização tem sido uma constante e o