Projeto nosso bairro
Disciplinas que podem ser envolvidas: História, Identidade e Cultura, Cidadania, Novas tecnologias e Geografia.
Elaboração: Prof. Rogério Silva Santos
Nosso bairro: Resgatando identidades
a) Público envolvido – Estudantes do Ensino Fundamental – 6º ao 9º ano
b) Mídias a serem utilizadas – mídia impressa (livros, jornais e revistas), câmeras digitais, celulares, scanner, impressora e computador.
c) Coordenação: professores da série, professor coordenador, pais e comunidade onde a escola está inserida.
Apresentação:
Eu moro próximo à escola, no mesmo bairro, o que me deixa seguro para realizar esta atividade. O bairro é muito grande, com uma população bem heterogênea: condomínios, prédios, conjuntos habitacionais onde residem pessoas de médio e alto poder aquisitivo, mas também existem moradias simples (as mais antigas), algumas invasões e favelas em seu entorno. A localização geográfica, próxima ao centro comercial da cidade, contribuiu para o aumento da violência urbana (com altos índices de assaltos, assassinatos, tráfico de drogas) e para o envolvimento de jovens em diversos crimes. Como a maioria dos estudantes moram no bairro, a pesquisa será fundamental para entender a sua história. Sendo uma oportunidade de resgatar o modo de vida do passado, os costumes, hábitos dos moradores (que são avós e pais desses jovens) e identificar (através da memória dos mesmos) os motivos para essa brusca transformação. Assim, os estudantes poderão identificar-se enquanto membros daquela comunidade, como suburbanos, de maioria afrodescendente e de baixa-renda. Através das tradições orais, conseguiremos resgatar os traços culturais, os festejos, as atividades religiosos já esquecidos.
Objetivos:
a) Pesquisar a história do bairro por meio da memória oral dos moradores mais antigos.
b) Desenvolver estudos sobre o passado da localidade, identificando as mudanças e as permanências nos hábitos, nas relações de trabalho, na