Planejamento e análise de orçamento
O primeiro ponto que o autor aborda é de mostrar o que não é investimento, porém muitas pessoas pensam que é.
No livro ele dá vários exemplos de ideias que ele retirou de emails que recebeu, perguntas que fizeram a ele ou textos que ele leu. Uma dessas ideias que ele trás é: “...”
- Investir em imóveis é diferente de comprar um imóvel para morar, pq moradia não é investimento e sim um bem de consumo. Pq você não irá dispor do dinheiro que vale a sua casa diante de uma oportunidade de negócio. Então se ela valoriza ou desvaloriza, não fará importância.
2. Obstáculos ao investidor iniciante.
Ele explica um pouco desses obstáculos para que possamos amenizar os mais comuns erros cometidos no início.
- A linguagem técnica e as gírias utilizadas confundem quem não está neste meio, porém só com o tempo e com experiência a pessoa conseguirá entender melhor os termos utilizados.
- Outro obstáculo são os personagens que habitam o mundo dos investimentos. Um dos exemplos citados por ele é o seu gerente de banco. Ele te ajuda a fazer escolhas que atendam ao seu interesse, porém, a função dele é gerenciar os interesses da instituição que ele trabalha também. Então é importante não ficar preso só no que o gerente diz, é legal pesquisar e estudar as informações que ele passa pra você