Planejamento de orçamentos
Empresas, independentemente do tamanho ou estrutura empresarial, estão enfrentando desafios jamais vistos, como a globalização da economia, os ambientes externos e internos cada vez mais dinâmicos, os clientes cada vez mais exigentes, rápidas mudanças nos produtos e processos em função de avanços tecnológicos. Todas essas mudanças contribuem para aumentar o risco e a incerteza de permanecer no mercado, tornando o planejamento das empresas uma atividade bastante complexa e desafiante. Assim sendo, a utilização das técnicas de orçamento empresariais pode melhorar a empresa e contribuir de maneira positiva para o sucesso dela. As pequenas e médias empresas, exceto as grandes empresas, pela sua estrutura organizacional e também pela forma como são dirigidas, são muito vulneráveis às mudanças do ambiente e, por isso precisam desenvolver ferramentas de planejamento que possibilitem agilizar e aperfeiçoar o processo decisório.
1. DEFINIÇÃO DE ORÇAMENTO
Segundo o site http://pt.wikipedia.org; Orçamento é um plano financeiro que espelha as decisões políticas estabelecendo as ações prioritárias para o atendimento das demandas correspondentes as atividades, ele faz uma projeção de gastos feitos e planejados para determinado período (ano, mês ou década).
SANVICENTE, A . Z. Santos (1979:19) afirma que o objetivo: “É como instrumentos de administração, os orçamentos elaborados fornecem direção e instruções para a execução de planos, enquanto o acompanhamento, levando ao controle, permite a comparação das realizações da empresa ao que tenha sido planejado”. De acordo com PYHRR (1981:2), o orçamento analisa detalhadamente as várias funções ou atividades que a organização tem que executar para implantar cada programa, analisa as alternativas de cada atividade para atingir o resultado final desejado e identifica opções entre realização parcial ou total das metas estabelecidas e os custos a ela associados. Conforme