Trabalho flexivel
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 FLEXIBILIDADE DE HORÁRIO 4
2.2 VANTAGENS E DESVATAGENS PARA A EMPRESA 4
2.3 VANTAGENS E DESVANTAGENS PARA A EMPRESA 5
3 MODALIDADE DO HORÁRIO FLEXIVEL 6
3.1 UMA MELHOR SAÚDE COM O HORÁRIO FLEXIVEL ................................... 6
3.2 EXEMPLO DE FIGURA 5
3.3 EXEMPLO DE QUADRO 6
3.4 EXEMPLO DE TABELA 6
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
APÊNDICES 9
APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 10
ANEXOS 11
ANEXO A – Título do anexo 12
INTRODUÇÃO
Horário Flexível é uma estrutura de programação local de trabalho pelo qual uma empresa que o empregado cumpra sua jornada contratual, dentro de um horário previamente estabelecido.
Ela também é considerada um resultado de flexibilidade de relação entre o capital e o trabalhador através da parceria entre o empregador e o empregado.
No caso do Brasil, ao longo da década de 80, por exemplo, as taxas de desemprego foram baixas relativamente às encontradas em outros países, apesar do cenário de crise (era a chamada “década perdida”). Parte deste fenômeno se deve à constante informalidade do mercado de trabalho e também aos mecanismos de flexibilização iniciados ao longo deste período. Com relação à jornada de trabalho, verificamos que houve contínua redução, que pode de alguma forma, ter contribuído para o não crescimento do desemprego.
A proposta deste trabalho é resumir o debate sobre flexibilidade e enfatizar a importância da flexibilidade do tempo de trabalho. Inicialmente, na seção seguinte a esta introdução, ressaltamos as origens dessa discussão no contexto internacional. Mostramos que o tempo de trabalho tem sido considerado um dos aspectos relevantes da flexibilidade do mercado de