Trabalho fisica
Tema:Leis de Newton e segurança no trânsito
1ª LEI DE NEWTON:
A 1ª lei de Newton (ou lei da inércia), diz que todo corpo (qualquer coisa que tenha massa) permanece em repouso ou em movimento contínuo em linha reta, a menos que uma força qualquer atue sobre ele.
Exemplos:
1º exemplo - Se você tem uma pequena bola em sua frente e a empurra, ela só para de se mexer depois de um tempo pois a força gravitacional da Terra atua sobre ela e a faz parar. Supondo que não houvesse nenhuma força além da força da sua mão contra a bola, você a empurraria e ela ficaria eternamente seguindo na direção em que você a empurrou (a não ser que batesse em alguma coisa, mas assim mesmo, o impacto com um objeto seria uma força).
2º exemplo - No espaço, existem grandes exemplos. Por exemplo os planetas. Os planetas só se movem em torno do Sol porque este exerce força gravitacional sobre os planetas. Se o Sol não exercesse ação (ou força) gravitacional (caso não tivesse massa), a tendência é de que os planetas seguissem em linha reta até que outro corpo de massa elevada atraísse o corpo para seu campo de atração gravitacional.
2ª LEI DE NEWTON:
A segunda lei de Newton diz que a força total é igual ao produto da massa e da aceleração. Ou seja, é proporcional a quantidade de massa e inversamente proporcional a quantidade de aceleração.
Exemplo: Supondo que você deve empurrar um carro. O carro possui grande quantidade de massa, e, por isso, de peso. Conseqüentemente você deve aplicar uma grande quantidade de força para movê-lo. Isso mostra que quanto maior a massa do objeto maior a força.
Agora, continuando no exemplo do carro, quanto mais você empurra o carro maior ele acelera, e, conseqüentemente, você não precisa mais aplicar tanta força. No início, quando a aceleração é lenta, você tem que empurrar bastante, e, quando já está bem rápido, você precisa empurrar menos. Por isso é que se diz que a quantidade de aceleração