Trabalho Final Técnicas e Procedimentos Operacionais
Disciplina: Técnicas e Procedimentos Operacionais
Aluno: Thiago Alberto Jacinto Quintella
Matrícula:2014.0406172-1
Tema 02 - Preservação do local do crime.
O Local de Crime é definido como qualquer área onde tenha ocorrido um evento que interessa á justiça ou que assuma a configuração de delito. A preservação do local do crime é de fundamental importância para a solução do caso e, somente através do levantamento e análise de todos os elementos subjetivos e objetivos poderá chegar a total elucidação do fato.
O ato de preservar é amplo e abrangente, considerada a medida correta para proteger alguma coisa de causas que a possam deteriorar, mantendo o local de crime e seus vestígios integralmente no estado em que o criminoso deixou, até a chegada da autoridade policial competente para que seja dado seguimento as providências necessárias.
Quando o local do crime é perfeitamente preservado, ele oferece elementos vitais a resolução do caso, confirmação da autoria e fixação das responsabilidades. Quando ocorre ao contrário, contribuirá com uma possível absolvição do criminoso, face a inconsistência probatória.
Para que a preservação ocorra com perfeição, deverá ser feito a o correto isolamento do ambiente, assim como a classificação do local, quanto ao aspecto físico (interno e externo, ambiente imediato e mediato), quanto a natureza do fato, ou seja, o que ocorreu, se homicídio, se furto, se contravenção, quanto à idoneidade, se o local está íntegro, se foi alterado ou desfeito e também a análise de vestígios existentes no local do crime.
Assim, conclui-se que, a correta preservação do local do crime possui vital importância á investigação criminal, pois tem o potencial de apresentar a materialidade do delito, fornecendo elementos relevantes para alcançar sua autoria, através de diversos conhecimentos decorridos da atividade prática de vários profissionais, como por exemplo, o policial militar que,