Trabalho Final De Durabilidade De Estruturas
ENGENHARIA CIVIL
DURABILIDADE E RECUPERAÇÃO DAS ESTRUTURAS – ENG059
DURABILIDADE E PATOLOGIA DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO
Aluno: Jenovévo Filho Júnio
Introdução
A recuperação das estruturas de concreto consiste na recuperação estrutural em áreas que apresentam manifestações patológicas. Sua finalidade é restabelecer as condições de uso e prolongar a vida útil das estruturas.
Estruturas de concreto naturalmente se desgastam e se degradam ao longo do tempo, devido a fatores como, por exemplo, intempéries, desgaste pelo uso, e até mesmo em alguns casos falhas na execução ou no projeto.
O concreto é, na maioria dos casos, o elemento presente em maior quantidade nas grandes estruturas, portanto, a recuperação do concreto deve ser prontamente realizada para que a estrutura volte à estar em perfeitas condições de uso, garantindo a segurança dos usuários e aumentando a vida útil da mesma
As armaduras utilizadas no concreto armado também podem estar sujeitas a vários ataques, que muitas vezes ocorrem simultaneamente, podendo degradar esse material e comprometer seu desempenho físico, demandando recuperação.
Trabalho proposto: propor metodologia executiva para recuperação das estruturas de concreto
Estudos de Caso
Caso I: Viga que apresentou patologia de corrosão das armaduras que acabou propiciando o desplacamento do cobrimento de concreto mostrando a sinalização visual da existência de ninchos e vazios no concreto decorrentes de mal adensamento a quando de sua construção – Idade da construção: 1975. Dados: seção da viga 25 x 60cm, fck = 25Mpa, aço CA 25 e armaduras de 10 Ø 16mm + estribo Ø 12.5 mm a cada 40 cm.
Etapa 1: Avaliação estrutural e determinação da solução do problema
Avaliando a foto da viga observa-se que a deterioração está num estágio bem agressivo e atingiu profundidades significativas na estrutura. É necessário verificar no projeto e também em campo se os cobrimentos para as armaduras estão