artigo cad concreto de alto desempenho
Caracterização do Concreto de Alto Desempenho CAD
Autores:
Engenharia Civil – 7º semestre
Araras, 2014
ÍNDICE
1. Introdução
02
2. História do Concreto
02
3. Caracterização do Concreto de Alto Desempenho – CAD
04
3.1. Histórico
04
3.2. Conceito
04
3.3. Materiais Constituintes
05
3.4. Aplicação do CAD
06
3.5. Algumas Obras que Utilizaram o CAD
07
3.6. Durabilidade
07
3.7. Considerações Econômicas
08
4. Considerações Finais
09
5. Bibliografia
10
1. INTRODUÇÃO
Cada obra possui características particulares, e é determinante a escolha do concreto mais apropriado na execução do projeto de acordo com a necessidade existente. Seja o seu interesse, o menor custo, menor consumo de armaduras, estruturas mais esbeltas, diminuição do peso próprio da estrutura ou até mesmo aumento na velocidade de execução ou maior durabilidade. Cabendo ao engenheiro estruturalista juntamente com o arquiteto e o engenheiro construtor fazer a opção mais adequada para um determinado tipo de obra.
O termo “concreto de alto desempenho” não possui uma definição única, podendo referir-se a diferentes faixas de resistências altas (acima de 40MPa), e também para aqueles concretos que oferecem um alto desempenho para o cliente, ou então, aqueles concretos que de certa forma oferecem um grande grau de satisfação, seja em termos de resistência ou de durabilidade. Mas no geral, na maioria das vezes ainda são considerados de alto desempenho, aqueles que apresentam resistências à compressão uniaxial acima das usuais.
Nos últimos 20 anos, têm-se observado um crescente interesse pelo emprego de concretos de resistências mais elevadas. Apesar da simplicidade da maior parte dos materiais utilizados na elaboração do CAD (cimento, areia, brita, sílica ativa, água e aditivos) similar ao concreto convencional, sua fabricação requer um excelente controle de qualidade de