metacaulim
Este Trabalho apresenta os resultados do estudo sobre alguns dos benefícios proporcionados pela utilização da adição mineral Metacaulim na composição do concreto de cimento Portland, ou seja, as modificações nas propriedades do mesmo, especificamente na resistência mecânica e redução da permeabilidade, além de algumas análises sobre o impacto positivo gerado devido essas melhorias na durabilidade do concreto, na sustentabilidade e economia de custos.
O estudo visa a exposição do mesmo como uma importante ferramenta na busca por uma maior qualidade do concreto, no prolongamento da vida útil das estruturas, adquirida através do combate à diversas patologias, característica proporcionada pela adição.
INTRODUÇÃO
Quando falamos de concreto, é essencial citar a importância da sua principal matéria prima, o cimento. Estima-se que o consumo atual de concreto no mundo seja da ordem de 11 bilhões de toneladas métricas ano. Seu uso intenso na indústria da construção civil faz com que o cimento seja o segundo material mais utilizado pela humanidade, perdendo a primeira posição apenas para água. Além de ser um dos ingredientes chave para concretos de cimento Portland, por ser uma das matérias prima mais utilizada no mundo, seu preço é regulado pelas demandas do mercado internacional, portanto o cimento é o que denominamos de commodity.
1.1 OBJETIVOS DA PESQUISA E INTRODUÇÃO DE APRESENTAÇÃO Este estudo tem como objetivo geral analisar o desempenho do concreto com produzidos com metacaulim, podendo notar alterações em suas propriedades mecânicas e físicas através dos ensaios de resistência à compressão axial, a resistência à tração por compressão diametral, ascensão capilar.
O Metacaulim é produto com pouco tempo de mercado no Brasil e novo nas obras da região metropolitana de Belém. O presente trabalho visa esclarecer e melhor difundir a utilidade benéfica desta adição mineral, independente do tamanho e tipo de empreendimento que