Estudo comparativo de concretos com adição de sílica ativa e metacaulim utilizando materiais da região metropolitana de belém
Com foco no desempenho da sílica ativa e metacaulim como aditivos no concreto, foram executados ensaios que tiveram seus resultados analisados e comparados.
A sílica ativa é um subproduto resultante da produção de ferro-silício que é destinado à indústria do aço. Já o metacaulim é obtido da calcinação de algumas argilas e passa por um processo de fabricação totalmente controlado.
Utilizando-se o cimento portland composto com pozolana, classe 32 (CP II Z 32), foi realizada a dosagem de acordo com um método que determina valores pré-estabelecidos como abatimento de tronco de cone, traço principal e quantidade de agregado graúdo.
Os ensaios realizados foram: determinação da resistência à compressão, da resistência à tração por compressão diametral e do módulo de elasticidade e absorção.
Com relação à trabalhabilidade com o concreto fresco, aquele com adição de metacaulim apresentou melhores resultados, pois apresentaram melhor homogeneidade da mistura e melhor adensamento. Essa análise é essencial antes da utilização em campo de um concreto, pois dependendo do destino do mesmo pode ser necessária uma maior trabalhabilidade, como por exemplo, para lançamento em tubo. Nesse caso, se o concreto for rígido ele pode agarrar na máquina de lançamento e