blocos adição de silica
ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE BLOCOS ESTRUTURAIS DE
CONCRETO COM ADIÇÃO DE METACAULIM E DE SÍLICA
Wellington Andrade da Silva (1); Luciano Martin Teixeira (2);
(1) Mestrando UnB, Engenharia Civil email:wellington.andrade@gmail.com (2) Mestre Prof. Dep. Engenharia Civil da Universidade Estadual de Goiás email: lucianomt@terra.com.br
Resumo
Hoje no Brasil, dos diversos materiais que podem ser utilizados como elementos de uma alvenaria estrutural, os mais usados são os blocos vazados de concreto, os blocos vazados cerâmicos, os blocos maciços cerâmicos, os blocos vazados silico-calcários e os blocos maciços silico-calcários. De todos, o bloco de concreto é o que tem o uso mais disseminado. A produção de blocos de concreto para alvenaria em larga escala, iniciou-se em programas habitacionais e hoje se tornou o sistema construtivo de menor custo do mercado brasileiro.
O alcance de concretos com maior durabilidade tem sido feito através de avanços na tecnologia do concreto, e principalmente utilizando-se adições de materiais cimentícios e pozolânicos, tais como cinza volante, escória de alto forno moída e pozolanas naturais.
A utilização de adições aos concretos vem se tornando cada vez mais uma preocupação dos engenheiros e de toda sociedade, por uma necessidade de melhoria da qualidade e por uma questão ambiental, em busca de uma maior conservação dos recursos naturais.
Este trabalho apresenta um estudo experimental de blocos de alvenaria estrutural de concreto utilizados como referência em comparação a blocos de concreto estrutural com dosagens contendo 8% de Metacaulim e 8% de Sílica Ativa em substituição ao cimento, com o objetivo de avaliar o comportamento destes blocos no que diz respeito à resistência à compressão, absorção e umidade.
Palavras-Chave: Blocos Estruturais de Concreto, Metacaulim, Sílica Ativa.
.
1
Introdução
No setor da construção civil, é crescente o movimento em busca da qualidade e inovação de materiais