Concreto resfriado
GRUPO:
1-0. Introdução
Define-se concreto como sendo um compósito originado da mistura de pelo menos um aglomerante (cimento), agregados (areias e britas) e água, que tem por finalidade adquirir a forma desejada pelo idealizador do projeto quando no estado fresco e oferecer resistência e durabilidade quando no estado endurecido. No entanto, em situações especiais existe a necessidade de se elaborar novas formulações, sendo assim, outros agregados, aglomerantes, aditivos e adições poderão ser utilizados, conforme a necessidade de cada obra, esse tipo de concreto é o especial que pode ser empregado em locais em que os concretos convencionais não podem ser aplicados.
Existem vários tipos de concretos especiais, como: colorido, de alto desempenho, com fibras, com resíduos, projetado, de alto desempenho, bombeável e muitos outros. Mas neste trabalho iremos falar sobre o concreto resfriado.
O concreto no seu estado fresco permite ser moldado nas mais diversas formas, texturas e finalidades. Contudo, um concreto com qualidade necessita de diversos cuidados, que vão desde a escolha de seus materiais, a elaboração do projeto de dosagem (traço) que garanta as propriedades informadas ao cliente. É um produto fabricado pelo próprio engenheiro, muitas vezes no canteiro do serviço, e devem apresentar características e propriedades compatíveis com o fim a que se destina, dentro dos limites econômicos de cada obra, exige o concreto de seu executor, um perfeito conhecimento das propriedades e qualidades dos materiais constituintes e do proporcionamento destes, bem como da técnica de seu preparo e uso.
2-0. Desenvolvimento
É aquele que tem a temperatura de lançamento reduzida, através da adição de gelo ou nitrogênio liquido, a temperatura inicial de lançamento é definida pelos