Relatorio
SOCIEDADE PARA O BEM-ESTAR DA FAMILIA - SOBEF
RINA GRAZIELLE SOUZA MACIEL
MARACANAÚ
ABRIL/2013
SOBEF
SOCIEDADE PARA O BEM ESTAR DA FAMILIA
A SOBEF é uma instituição, que foi fundada em 20 de Fevereiro de 1989, por um grupo de pessoas Católicas, com a finalidade de diminuir a mortalidade infantil através do soro oral para reidratação das crianças no município de Guaiuba. Denominava-se antes Sociedade para o Bem Estar da Família Guaiubana, tinha como principal objetivo a promoção da saúde, educação, cultura, defesa do consumidor, geração de emprego e também artesanato, esporte e lazer. Somente em Agosto de 1994 passou a chamar-se Sociedade Para o Bem Estar da Família SOBEF, e em Outubro do mesmo ano tornou-se utilidade publica pela prefeitura de Guaiuba através da lei Nº 124/94. A Partir de documento formal, passou a receber apoio de organizações nacionais e Internacionais para contribuição de suas atividades de promoção da pessoa humana. Obteve registro definitivo emitido pelo Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS em 1992.
“[...] A assistência social ocupa-se de prover proteção à vida, reduzir danos, prevenir a incidência de riscos sociais [...]” (NOB/SUAS 2012, p.2, Art.1º). A instituição citada acima realiza seu trabalho com o intuito de proteção a vida humana, estando a mesma totalmente dentro dos critérios da Resolução Nº 33, de 12 de Dezembro de 2012, pois destina suas atividades para a diminuição das situações de risco e vulnerabilidade sociais, em que seus usuários estão inseridos.
No ano de 1996, mais precisamente em Dezembro inaugurou a Unidade de acolhimento institucional, Instituto Elias Cavalcante que abriga hoje 24 crianças e adolescentes que tiveram os vínculos familiares rompidos (alta complexidade) e precisaram ser afastados do meio familiar por ordem judicial. Sobre a Proteção Social Especial de Alta Complexidade de acordo com a PNAS/2004, p.38:
“[...] os serviços de proteção