TIPOS DE CONCRETO
A História do concreto armado inicia-se com a necessidade de se aliar a resistência do aço, com a durabilidade da pedra. Antes de o concreto ser estudado e produzido, os únicos materiais disponíveis para a construção eram a pedra natural e a madeira, o ferro, o concreto e o aço só foram empregados séculos mais tarde. O aço envolvido e protegido pelo concreto evita a sua corrosão e alia a durabilidade da pedra com a resistência do aço.
O resultado da mistura de agregados (pedra, areia), água e aglomerante é o cimento, o que produz o concreto. Ao término do processo de mistura do concreto, ele deverá possuir plasticidade suficiente para o manuseio, transporte e lançamento em formas, adquirindo coesão e resistência com o tempo, causados pelas reações entre o aglomerado e água.
A água adicionada ao cimento forma uma pasta resistente que adere aos fragmentos agregados, essa mistura dá origem aos vários tipos de concretos.
Concreto Convencional: não tem características especiais e pode ser usado no dia-a-dia da construção civil, na execução de vários tipos de estruturas, levando sempre em consideração o seu adensamento. Transportado por caminhões descarregados diretamente em formas ou por carrinhos de mão, elevadores e gruas, esse concreto jamais poderá ser bombeado.
Concreto