estradas
Madeiras macias Provenientes em geral das árvores coníferas (da classe Gimnosperma, com folhas em forma de agulhas ou escamas, e sementes agrupadas em forma de cones), de crescimento rápido, como pinheiro-do-paraná e pinheiro bravo, ou pinheirinho, pinheiros europeus, norte-americanos, etc.
CascaProteção externa da árvore, formada por uma camada externa morta, de espessura variável com a idade e as espécies, e uma fina camada interna, de tecido vivo e macio, que conduz o alimento preparado nas folhas para as partes em crescimento.
Alburno ou branco Camada formada por células vivas que conduzem a seiva das raízes para as folhas; tem espessura variável conforme a espécie, geralmente de 3 a 5 cm.
Cerne ou durâmen Com o crescimento, as células vivas do alburno tornam-se inativas e constituem o cerne , de coloração mais escura, passando a ter apenas a função de sustentar o tronco.
Medula Tecido macio em torno do qual se verifica o primeiro crescimento da madeira, nos ramos novos. características mecânicas,Resistência à compressão paralela e normal às fibras;Flexão estática e dinâmica;Resistência ao cisalhamento;Resistência à tração normal e paralela às fibras.Resistência ao choque;Dureza.Rigidez; físicasEstabilidade;Resistência a rachaduras;Empenamento;Contração radial, longitudinal e volumétrica;Resistência ao fogo, a álcalis, ácidos;Permeabilidade à água e a vapores;Durabilidade relativa à degradação biológica por ataques de fungos, Disposição das fibras ao longo do tronco anéis de crescimento: um corte transversal num tronco de árvore, permite observar que este é formado por vários anéis circulares concêntricos, que correspondem ao crescimento da árvore e que organizam a sua estrutura,. A parte escura