TRABALHO CONSTRU O CIVIL
Joel França da Silva
Jonas Santin Ramos
Leonardo G. Luiz
Paulino Portella
ANÁLISE DE DURABILIDADE, ESTANQUEIDADE À ÁGUA E VIDA ÚTIL DO PROJETO CONFORME NBR 15575
Caxias do Sul
2015
Joel Franca da Silva
Jonas Santin Ramos
Leonardo G. Luiz
Paulino Portella
ANÁLISE DE DURABILIDADE, ESTANQUEIDADE À ÁGUA E VIDA ÚTIL DO PROJETO CONFORME NBR 15575
Relatório apresentado à Faculdade da Serra Gaúcha – FSG, como parte das exigências da disciplina Construção Civil I, do Curso de Engenharia Civil.
Prof. Guilherme La Flor Ziegler
Caxias do Sul
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 Fundamentação TEÓRICa 5
3 Procedimentos METODOLÓGICOs 6
4 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS 7
5 considerações finais 8
6 REFERÊNCIAS 9
7 ANEXOS 12
1 INTRODUÇÃO
Atualmente, a construção civil, é um dos principais pilares econômicos do país e do mundo. Incontáveis obras surgem com o passar dos dias e projetos para novas estradas, edifícios, barragens, pontes, etc., são criados para suprir as necessidades dos grandes centros urbanos, ligações intermunicipais, rotas alternativas e até mesmo agregação de novas tecnologias na construção civil. No entanto, tais obras, necessitam de uma rigorosa fiscalização e condições ótimas para que possam ter uma vida útil mínima e coerente com as garantias explicitadas pelos responsáveis técnicos, e essas responsabilidades cabem aos engenheiros civis que possuem conhecimentos e competências para manter a qualidade das obras.
Tendo em vista o clima atual, a poluição urbana, chuva ácida, ventos fortes, enfim, todas as intempéries, são fatores que podem prejudicar os indicadores de vida útil das construções. Tal exposição, pode prejudicar tanto a parte estética, tanto quanto componentes estruturais. A falta de uma neutralização adequada, de tais manifestos naturais, porem acarretar, futuramente, em grandes danos econômicos, pois a reparação de problemas de tal modulo, podem