TRABALHO SENAC CONSTRU O CIVIL
Curso Técnico em Segurança no Trabalho
Sistema de Gestão de Segurança no Trabalho OHSAS:
Canteiro de Obras
Palmas – TO, 2012
SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial
Curso Técnico em Segurança no Trabalho
Sistema de Gestão de Segurança no Trabalho OHSAS:
Canteiro de Obras
Aluna: Leidimar Pereira da Silva
Palmas – TO, 2012
SISTEMA DE GESTÃO DE SEGURANÇA NO TRABALHO OHSAS: CANTEIRO DE OBRAS
A OSHAS tem o objetivo de estabelecer juntamente com a SSO uma Gestão de Riscos bem sucedida, objetivando e mantendo a continua melhora. Contudo isso essa gestão considera os perigos que originam os acidentes através de uma auditoria sistemática buscando uma forma de eliminar/prevenir as fontes que originam os perigos, através de uma identificação cautelosa da fonte que ocasionou o acidente, das partes envolvidas que não estavam de acordo com as conformidades desejadas. Dessa forma, delimitando os objetivos, os fatores e as condições que agregam o bem estar dos trabalhados e de todas as pessoas envolvidas nesse processo. Assim, otimizando a gestão SSO, que envolvem os processos de estruturação, implementação, desenvolvimento e o controle.
Contudo, esse trabalho objetiva desenvolver uma análise no canteiro de obras de uma suposta construção civil. Analisando os riscos corriqueiros, a partir disso desenvolver uma auditoria e consequentemente uma política de controle para a prevenção de acidentes e melhoria continua.
ESPECIFICAÇÕES DOS RISCOS DO CANTEIRO DE OBRAS:
Riscos gerais relacionados com a construção: riscos relacionados diretamente com a área de convivência dos trabalhadores, riscos estes que iniciam com as demolições, escavações, carpintaria, armações de aço, estruturas de concreto e metálicas, operações de soldagem, escadas, rampas e passarelas, e riscos relacionados a altura (andaimes, serviços de telhados).
Riscos Ergonômicos: riscos relacionados ao levantamento,