Trabalho final de competências básicas
Programa de Formação pela Escola
Módulo: Competências Básicas
A ESCOLA COMO ESPAÇO COLETIVO E AUTÔNOMO
cursistas:
Niterói/2012
INTRODUÇÃO
A educação é um meio pelo qual o homem se torna um ser convicto de seus direitos, ideais e valores morais. E é na escola que se formam pessoas capazes de se reconhecerem como cidadãos participativos e atuantes no meio social em que vivem. Em razão disso, todos os envolvidos no processo educacional devem agir com muita responsabilidade ao lidar com o que é público. Em se tratando do dinheiro público a responsabilidade aumenta, sendo imprescindível a transparência e um bom planejamento para que o investimento seja eficiente e possa, de fato, atender às reais necessidades e produzir os resultados esperados.
ANÁLISE DOS DADOS
Detectamos a dificuldade da realização de reuniões com os representantes que se responsabilizaram por gerir os recursos recebidos do FNDE. Sendo a escola um espaço dinâmico, com eventos frequentes e muitas atividades ao mesmo tempo, os membros do conselho fiscal, tesoureiros..., muitas vezes, apenas assinam as atas e documentos sem tempo de viabilizarem as reuniões e discutir a aplicabilidade das verbas recebidas. Deste modo, os recursos nem sempre são utilizados de maneira eficiente e, como não há fiscalização por parte das esferas superiores, essa situação permanece, sendo o dinheiro público mal administrado e esse problema sem perspectiva de solução.
PROPOSTA DE SOLUÇAO
Propiciar a toda a comunidade escolar o acesso às informações sobre os recursos recebidos, assim como os objetivos dos programas dos quais participam, valores das verbas, etc. Por meio de reuniões periódicas e regulares, as informações seriam repassadas e seriam distribuídos folhetos explicativos impressos. Com o envolvimento de toda a comunidade escolar, ao invés de um grupo reduzido de pessoas, fica garantido uma melhor aplicabilidade desses recursos, já