Seres procarióticos
Turma:
Data:
Biologia - 1º trimestre
Seres Procarióticos
Atualmente, sabe que as bactérias são os seres mais abundantes do planeta e que espécies bacterianas são causadoras de doenças que representam uma minoria. As bactérias são tão importantes que se pode afirmar que, sem elas, nao haveria vida como a que existe hoje na Terra.
São os seres mais abundantes do planeta, sendo chamados de microorganismos. São unicelulares e tem célula procariótica, sem núcleo sem compartimentos membranosas no citoplasma. A diferença mais marcante entre bactérias e arqueas está na organização e no funcionamento de seus genes.
Há milhares de espécies de bactérias, que diferem quanto ao metabolismo, ao habitar e à forma das células. Muitas espécies formam agrupamentos, isto é, associações em que os participantes mantêm a sua individualidade, sendo capazes de sobreviver quando separados do grupo. As células bacterianas podem apresentar formas esféricas (coco), de bastone (bacilo), espiralada (espirilo), de virgula (vibrião), etc.
A parede celular é responsável pela forma da célula, e também, por sua proteção.A parede evita, por exemplo, que a célula bacteriana estoure quando mergulhada em água pura. A maioria das bactérias desidratram-se e morrem em ambientes de sanalidade alta, devido à osmose.
Sob a parede celular bacteriana encontra-se a membrana plasmática, de composição bipoproteica semelhante às das membranas de células eucarióticas. A membrana plasmática demita o citoplasma. onde há milhares de pequenos grânulos, os ribossomos, responsáveis pela produção das proteínas.
As células bacterianas apresentam uma molécula circular de DNA que constitui o cromossomo, com alguns milhares de genes, necessários ao crescimento e a reprodução. O cromossomo bacteriano forma um enovelado conhecido como nucleóide, geralmente localizado na região central da bactéria.
As bactérias autotróficas obtêm seus átomos de carbono diretamente do gás carbônico (CO2).