Reciclagem
( RESUMO DA PALESTRA )
ANA CRISTINA DA SILVA SANTANA
1º ADM - MN
No Brasil, a média de lixo produzido diariamente por cada habitante é de 1 kg. O número parece pequeno, mas é gigante quando multiplicado pelos 190 milhões de brasileiros.
A produção de lixo está relacionada com o consumo. De toda a população mundial, os 20% mais ricos são responsáveis por 90% do consumo e por isso, geram a maior parte do lixo.
O lixo é uma das principais causas de aumento de poluição do ar , da água e do solo, ao acumulam-se tornam-se uma perigosa fonte de doenças e de contaminação para o meio ambiente.
Como a produção de lixo não para de crescer algumas iniciativas começaram a ser tomadas para tentar controlar os prejuízos como os três R’S :
- Reduzir : Redução no consumo e no desperdício;
- Reutilizar : Reutilização de produtos;
- Reciclar : R eciclagem de materiais.
RECICLAGEM
É o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto, minimizando a utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis e a quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração.
COLETA SELETIVA
É o recolhimento e separação adequados dos resíduos secos e orgânicos descartados por empresas e pessoas. Desta forma, os materiais que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico. Materiais recicláveis são separados em: papéis, plásticos, metais e vidros. Existem indústrias que reutilizam estes materiais para a fabricação de matéria-prima ou até mesmo de outros produtos.
VANTAGENS DA COLETA SELETIVA
_ Contribui para a melhoria do meio ambiente e qualidade de vida da população;
- Diminui a exploração dos recursos naturais;
- Reduz o consumo de energia;
- Diminui a poluição do solo, água e do ar;
- Prolonga a vida útil dos aterros sanitários;
- Diminui os custos da