Biologia
A Biosfera
O subsistema do nosso planeta constituído por todas as formas de vida, desde as mais simples até às mais complexas, e ambientes por eles ocupados forma a biosfera. Admitindo que ecossistema é o conjunto formado pela comunidade, pelo meio físico que ocupa (biótico) e pelas interações que se estabelecem entre eles, podemos considerar que a biosfera é o sistema global que engloba todos os ecossistemas terrestres.
Diversidade da Vida
O planeta Terra formou-se há cerca de 4600 M.a., mas foram precisos milhões de anos para que se criassem condições ideais para o aparecimento das primeiras formas de vida e posterior processo evolutivo do qual se podem considerar as seguintes etapas hipotéticas (supostas):
Aparecimento dos primeiros seres vivos. Estes seriam unicelulares procarióticos, constituídos apenas por uma única célula com estrutura muito simples e sem núcleo individualizado. Teriam sido as únicas formas de vida a povoar a Terra durante cerca de 2000 M.a.
Algumas destas células desenvolveram a capacidade de realizar a fotossíntese, processo pelo qual obtinham compostos orgânicos a partir do dióxido de carbono atmosférico, libertando para a atmosfera oxigénio como produto residual. Este fenómeno conduziu a alterações importantes na atmosfera terrestre, com a redução na concentração de dióxido de carbono e o aumento da concentração do oxigénio.
Aparecimento de seres unicelulares eucarióticos, constituídos por células de organização complexa e com um núcleo bem individualizado, a partir de seres procarióticos.
Aparecimento de seres com organização colonial e, mais tarde, seres multicelulares com níveis crescentes de diferenciação celular.
Colonização do ambiente