Trabalho filosofia
A prática de exercícios físicos envolve muito mais que estética, uma vez que são inúmeros os benefícios proporcionados a quem pratica algum tipo de atividade. Algumas pesquisas revelam que a prática de exercícios eleva o nível de alguns neurotransmissores no cérebro, responsáveis pelo nosso humor. Além de aumentar a produção de endorfinas, diminui a tensão muscular e baixa o hormônio do stress. Estas mudanças, na mente e no corpo, podem melhorar a ansiedade, depressão, nervosismo e autoconfiança, melhorando assim o humor. Os exercícios físicos podem ser agradáveis e não precisam ser tediosos. Algumas combinações podem tornar a prática de exercícios bem mais prazerosa que se imagina, como se exercitar acompanhado de um amigo, atividades diversas e em grupo. A prática de exercícios físicos é benéfica e recomendada para pessoas de diferentes idades, uma vez que até mesmo a caminhada, que é uma atividade mais leve de ser praticada, traz melhorias não somente estéticas, como de condicionamento para o praticante.
Os benefícios são, basicamente, fortalecimentos de ossos e articulações, enrijecimento dos músculos, maior flexibilidade, ajuda a perder as gorduras do corpo (impedindo a obesidade), diminuição do colesterol e aumenta o colesterol bom, melhora o diabetes, auxilia na prevenção de inúmeras doenças (como o infarto, derrame cerebral e problemas cardíacos), ajuda no desenvolvimento das habilidades psicomotoras (no caso das crianças), regulação das substâncias do sistema nervoso, diminuição do estresse, melhora no fluxo de sangue ao cérebro, redução da ansiedade, enfim, além de prevenir todos esses problemas, também ajuda na recuperação de depressão e autoestima.
A escolha da atividade física deve ser feita pelo próprio praticante, pois depende da preferência da pessoa, sentir prazer ao realizá-la é essencial para a continuidade do exercício. Certas atividades exigem algumas habilidades específicas que