O que é gerenciar e administrar
Acadêmica: Lurdes Salete Wilvert
Disciplina: Teoria Geral da Administração
Professor: Plinio
Trabalho/Resumo: O que é gerencia e administrar.
Segundo a autora, Joan Magretta, a criação de valor é o princípio que anima a gestão moderna e sua principal responsabilidade, refletindo uma visão do que é desempenho e de como as organizações atuam. O valor não se define pelo que a organização faz, mas pelos clientes que adquirem seus bens e serviços. Quando a gestão define seu objetivo como a criação de valor para seus clientes, serve para lembrar que as organizações são para atender as necessidades do cliente e não de si mesma. A empresa deve se lembrar de orientar-se para fora (saída, clientes) e lembrar isso a todos de dentro da organização.
Drucker defendeu uma maneira nova de pensar: observar os olhos do cliente para se compreender o significado de valor. É necessário olhar de fora para dentro e ver o que o cliente deseja e quanto deseja pagar, cruzando fronteiras entre a empresa, fornecedor e cliente. Isto diferencia o vender do convencer o cliente a comprar o que a organização fizer. Para isso, Drucker formulou uma série de perguntas que a empresa deve se fazer: qual o nosso ramo de negócios? Quem é o nosso cliente? O que o cliente valoriza? E para os profissionais da organização, ele elaborou essas questões: quem depende do meu trabalho? Como eles utilizam? Por que é valioso para eles?
Depois da Segunda Guerra Mundial, a eficácia (fazer as coisas valorizadas pelos clientes) tornou-se mais importante que o desempenho, mas na prática, o marketing se transformou em ferramenta de venda, criticada pelo fato de tentar convencer as pessoas a comprar as coisas das quais não necessitavam.
O Japão, no entanto, lançou a revolução pelo valor real no ramo de automóveis. Enquanto os americanos não ouviam seus clientes que solicitavam carros pequenos e econômicos e continuaram fabricando carros devoradores de