Psicomotricidade
A RELAÇÃO DAS FUNÇÕES PSICOMOTORAS COM O APRENDIZADO ESCOLAR
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.................................................................................................3
2. Psicomotriciade: Elementos Básicos ............................................4
3.CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................7
4. REFERÊNCIAS...............................................................................................8
1. INTRODUÇÃO Esse trabalho se destina a matéria de Psicomotricidade, cujo objetivo é abordar a relação das funções psicomotoras com o aprendizado escolar.
Ao longo da sua história, o corpo foi marcado por significações diversas, atribuídas pela ciência em sua evolução constante, pela cultura de diferentes povos e épocas ou pelo social, carregado de suas crenças e mitos. O corpo foi alvo de questionamentos entre povos orientais e ocidentais através do pensamento filosófico, Platão o ressaltava como “o lugar de transição da existência do mundo de uma alma imortal” (COSTE, 1978, P. 10).
A psicomotricidade surgiu da necessidade de perceber como os movimentos se processam e de como eles de desenvolvem.
A psicomotricidade busca conhecer o corpo nas suas relações, transformando-o num instrumento de ação. Este corpo pensado como objeto, marcado por uma mente que pensa. A evolução da psicomotricidade humana se dá de forma natural. Ela auxilia e capacita melhor o aluno para uma melhor assimilação das aprendizagens escolares. O corpo e o movimento constituem alicerces para o desenvolvimento da criança. No campo da Psicomotricidade, a relação, a vivência corporal e a linguagem simbólica são imprescindíveis. A psicomotricidade permite à criança a viver e atuar no seu desenvolvimento afetivo, motor e cognitivo. (10/01/2011)
2- Psicomotriciade: Elementos Básicos:
Definição dos elementos básicos segundo o livro “Fundamentos da Educação