trabalho filosofia
Jean-Paul Sartre foi um dos filósofos franceses mais importantes do século XX.
Alem de filosofo e escritor, também estava engajado na ação política, defensor de causas nobres, freqüentemente em atrito com autoridades e instituições políticas.
Em uma das suas obras, que foi traduzida em 28 línguas, Sartre pos em discussão as idéias clássicas contemporâneas , sempre corrigindo e melhorando seu pensamente , sem nunca desistir da busca pela verdade , Sartre foi denominado “a consciência universal “ segundo o filosofo Herbert Marcuse .
Sartre com suas idéias sobre como o homem existe e como ele desfruta de sua liberdade levou as pessoas a um chamado “exame de consciência “
As primeiras reflexões de Sartre são sobre a analise da realidade humana individual, ate os estudos da existência do homem no âmbito social e a interpretação dos acontecimentos históricos.
Com suas percepções sobre o homem e a historia a doutrina de Sartre teve forte influencia em vários setores como a psicanálise existencial.
Sartre apresentava reação a tudo que era obrigatoriamente instituído , a hipocrisia burguesa , a exploração do homem na sociedade capitalista ,contestava as verdades eternas de todos os outros filósofos . os críticos censuravam a sua doutrina como “ pessimista , desapiedada e angustiante “ falavam que Sartre pregava o niilismo, a abolição de todos os valores morais, a promiscuidade sexual .
Na sua conferencia sobre o existencialismo é um humanismo, explicava que, ao contrario do que falavam as pessoas que gostavam de escândalo e agitação n, esta doutrina era menos escandalosa e austera possível.
Descobriram, ao contrario, que, longe de ser pessimista, o seu sistema filosófico defendia a criatura humana naquilo que mais a dignifica – a sua liberdade de ser. Sendo uma verdadeira “filosofia da liberdade “o existencialismo de Sartre constitui-se, enfim, em um genuíno humanismo, capaz de fazer a vida humana