Ecrita Santos
O dia de Nossa senhora aparecida é comemorado em 12 de Outubro juntamente ao dia das Crianças, é uma estatua negra que foi encontrada em 1717 por três pescadores na beira do rio Parnaíba do Sul perto de Guaratinguetá, no Brasil (SP), os pescadores puxaram em suas redes o corpo da estatua de Nossa Senhora aparecida, e depois a cabeça da mesma, em imediato a estátua ficou localizada por um tempo na residência de um dos pescadores. A estátua chamou muita atenção do Pe. José Alves Vilela (padre da região onde a estátua foi encontrada), então decidiu construir uma Capela para que ela possa ter cada vez mais devotos, no ano de 1745 a capela teve que ser substituída por uma melhor e maior para que pudesse acomodar a todos se localiza no morro dos coqueiros, que se chama “Aparecida” (Hoje cidade de Aparecida do Norte). No ano de 1984, após 29 anos de construção foi concluída a construção da monumental basílica, alvo de muitos peregrinos o ano inteiro. O arquiteto Benedito Calixto a qual idealizou o edifício em forma de cruz grega, com 173 metros de comprimento por 168 metros de largura; as naves com 40 metros e a cúpula com 70 metros de altura. A basílica é conduzida e gerida pelos sacerdotes de congregação dos Redentoristas. No subsolo encontramos a Sala dos Milagres, com milhares de testemunhas e agradecimentos por graças alcançadas.
Em 1930 a virgem santíssima foi considerada a padroeira de todo o Brasil pelo Papa Pio XI sob o titulo de Nossa Senhora da Conceição de Aparecida ou( Nossa Senhora Imaculada em sua conceição e Aparecida nas águas do rio Santana Parnaíba do Sul).
No dia 6 de Novembro de 1888, a princesa Isabel foi pela segunda vez a basílica e deu a santa em pagamento a uma promessa que havia sido realizada, onde foi feita em sua primeira visita em 8 de dezembro de 1868, uma coroa de ouro com diamantes e rubis e um manto azul para embelezar a padroeira de nosso país.
Em 1967, ao completar-se 250 anos da devoção, o Papa Paulo VI