globalizacao
O termo globalização, de origem inglesa, está repleto de ideologia, carregado de valor e significado que não traduz, com precisão, o conjunto de fenômenos a que se quer referir, ou o faz de forma imprecisa. Ele tem um duplo sentido. De um lado, refere-se ou nomeia um conjunto de mudanças sociais? no sentido amplo do termo, que o mundo tem conhecido nos últimos vinte anos; de outro, sugere uma visão do futuro como sendo uma realidade já, um presente. Assim, ele se reveste da dupla função descritiva e prescritiva, sem que esta distinção esteja jamais explicitada.
O termo globalização, porém, é mais pretensioso. Ele quer sinalizar o início de uma nova era ou período na história da humanidade.
Dessa forma, vale a pena se perguntar pelo menos três coisas:
a) a qual conjunto de mudanças o termo globalização se refere?
b) qual o cenário futuro que ele pretende transformar no presente?
c) em quê consiste a novidade das mudanças que observamos atualmente?
O termo globalização refere-se a fenômenos que pretende descrever um amplo conjunto de mudanças cujos traços mais comuns são: a mundialização (e agilização) do sistema de comunicações que a telecomunicação e a informática possibilitaram, tornando, dessa forma, acessível às empresas, instituições e indivíduos um enorme volume de informações, dados e imagens e, sobretudo, a possibilidade de se comunicar em tempo real independentemente das distancias; a financeirização das riquezas, tornada possível graças, entre outros, ao traço anterior; a universalização do padrão técnico-econômico de produção; a mundialização da produção ela mesma; a rápida