Trabalho Filosofia final
Siclano
CUIABÁ/MT
2015
Fulano
Siclano
SANTO AGOSTINHO E SÃO TOMáS DE AQUINO:
VIDA, OBRAS E a influência FILOSÓFICA PARA O DIREITO
Trabalho da matéria de Filosofia Jurídica.
Professora: Marta
CUIABÁ/MT
2015
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo apresentar uma pesquisa a respeito dos filósofos Aurélio Agostinho e Tomás de Aquino, suas vidas, apontar a ampla contribuição de suas teorias sobre justiça e evidenciar a importância dos mesmos, no Direito.
SANTO AGOSTINHO
VIDA, OBRAS E SUA COLOBORAÇÃO FILOSOFICA PARA O DIREITO.
Aurelius Augustinus, mais conhecido como Santo Agostinho nasce em Tagaste de Numidia, província romana ao norte da África em 13 de novembro de 354, primogênito do pagão Patrício e da fervorosa cristã Mônica. Criança alegre, buliçosa, entusiasta do jogo, travessa e amante da amizade, não gosta muito de estudar porque os mestres usam métodos agressivos e não são sinceros. Ante os adultos se revela como "um menino de grandes esperanças", com inteligência clara e coração inquieto.
Agostinho não foi propriamente um bom aluno: frequentemente era espancado por gazetear e principalmente por detestar a língua grega. Como consequência, jamais pôde valer-se da leitura dos autores helênicos. Não obstante se esforçasse, mais tarde, para corrigir a lacuna, a fim de aprofundar-se na exegese e na teologia. Gostava, no entanto, de ler na língua materna e toda a sua cultura se fez essencialmente latina. E foi um diálogo, hoje perdido, do clássico Cícero (106-43 a.C.). Que lhe abriria as portas do saber.
Chamava-se Hortensius e era um elogio da filosofia. Encantado com a elegância do estilo ciceroniano recusava-se a ler a Bíblia, oferecida insistentemente pela mãe. As escrituras sagradas pareciam-lhe vulgares e indignas de um homem culto. Antes, porém, de se interessar pelas questões intelectuais, sua atenção estava voltada para as coisas mundanas. Pontilhava sua vida algumas