FARMACOGNOSIA R3
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – CCS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS
FARMACOGNOSIA
MÉTODOS CROMATOGRÁFICOS E ESPECTROFOTOMÉTRICOS
PRÁTICA N. 4
ALUNA: DAIANA CARLA DE LIMA
PROF. DR. LUIZ ALBERTO LIRA SOARES
RECIFE, 16 DE FEVEREIRO DE 2015
A) O método de extração empregado constitui uma extração exaustiva? Justifique sua resposta.
Não, pois o método de extração utilizado foi a decocção, que é um método não exaustivo. Esse método consiste em manter o material vegetal em contato com o solvente até o ponto de ebulição do mesmo.
B) Qual o fundamento da técnica de cromatografia em camada delgada?
Fenômeno de adsorção.
C) Descreva os resultados (coloração das manchas e Rfs).
D) Durante o experimento, foi realizado uma análise com uma amostra X, na qual a fase móvel percorreu uma distância de 5 cm. Em outra análise com a mesma amostra X, não foi possível esperar a amostra migrar até o final, sendo que a fase móvel percorreu uma distância de 4 cm. Os compostos presentes na amostra X apresentarão Rfs diferentes em cada das análises. Justifique sua resposta.
O Rf é fixo para a mesma amostra desde que as condições de experimento sejam as mesmas, caso o tamanho das placas sejam iguais em ambos os experimentos, o Rf será diferente, pois a distância do solvente é uma variável considerada no cálculo, porque a amostra migra dependente do solvente.
E) Por que o padrão e a amostra foram preparados em metanol?
Por causa da seletividade o solvente em relação à amostra, facilidade de manuseio, custo, toxicidade e facilidade de eliminação (volatilidade do solvente).
F) O cromatograma abaixo representa o resultado da análise de uma amostra, na qual foram separados três compostos. Sabendo-se que a fase estacionária era gel de sílica (polar) e a fase móvel um mistura de acetato e etila: ácido fórmico: água (8:1:1/v/v/v), relacione cada mancha com as estruturas abaixo. Justifique sua escolha.
Quem for mais polar, vai migrar